Passos

  1. Imagem intitulada Keep a Notebook Step 1
    1

    Decida qual será o propósito do seu caderno. Você irá anotar suas invenções? Escrever ideias para uma peça, um livro ou poema que irá um dia escrever? Irá anotar pensamentos e ideias relacionados a um projeto específico? Ou você simplesmente quer ter um lugar onde anotar suas listas de afazeres e de compras? Algumas pessoas não escrevem muitos pensamentos ou informações familiares em seus cadernos, apenas coisas do emprego ou reuniões que atenderam. Outras pessoas usam seus cadernos como um lugar onde anotar as várias ideias que passam por suas cabeças.
  2. Imagem intitulada Keep a Notebook Step 2
    2

    Escolha o caderno ideal para você. Há uma grande variedade de cadernos disponíveis, então não tenha pressa em procurar um caderno bom e não tenha medo de gastar um dinheiro extra. Afinal, seu melhor trabalho pode ser produzido nesse caderno! Aqui estão algumas coisas a serem consideradas:

    • Portabilidade e tamanho. Cadernos são mais úteis quando ficam ao alcance quando você precisa deles. Escolha algo grande o suficiente para conter suas escritas e desenhos e pequeno o suficiente para ser guardado. Você gostaria que esse caderno ficasse em uma bolsa/pasta, no bolso, em um fichário ou mochila?
    • O ambiente da escrita. Você precisa escrever em pé, no caminho? Então precisa escolher algo que tenha a capa dura, para poder segurar com uma mão enquanto escreve com a outra. Esse caderno precisa funcionar em um ambiente especial, como em um laboratório, sala limpa, cozinha, fábrica ou barco?
    • Propósito. Um caderno em branco com uma capa floral colorida pode inspirar você a escrever um diário, mas não se encaixará em uma reunião de negócios. Um caderno de espiral pode abrir completamente e ser dobrado, e não ficará tentando se fechar enquanto você tenta escrever. Você precisa de linhas para escrever ou prefere páginas em branco ou quadriculadas para ajudar com seus desenhos? Alguns cadernos vêm até mesmo impressos com pautas musicais.
    • Divisões e marcadores. Você quer que ele seja dividido em diferentes categorias, como, digamos, Lição de Casa, Ideias, Pensamentos e Listas de Afazeres ou que ele seja mais aleatório ou livre, como um diário? Você pode comprar um caderno já com divisões, ou dividi-lo você mesmo com adesivos, bandeiras, fitas ou marcadores de livros.
    • Legalidade. Se esse caderno for conter informações que um dia você pode desejar patentear, procure um livro encadernado com páginas numeradas. Entenda as regras para manter um caderno para tais propósitos.
  3. Imagem intitulada Keep a Notebook Step 3
    3

    Escreva nele. Encontre seu próprio estilo para aproveitar seu caderno ao máximo. Use-o da maneira que funcionar melhor para você. Existem várias situações onde é uma boa ideia escrever algo no seu caderno:

    • Quando lhe for designada uma tarefa.
    • Quando você pensar em uma nova invenção ou ideia.
    • Quando você receber um elogio, uma recomendação ou um bom conselho.
    • Quando você ouvir algo engraçado ou fora do comum.
    • Quando você quiser se lembrar de algo.
  4. Imagem intitulada Keep a Notebook Step 4
    4

    Organize suas anotações, pelo menos um pouco. Mesmo se você não achar que importa, reservar um tempinho agora para organizar suas anotações pode lhe poupar bastante tempo depois, quando estiver tentando encontrar ou dar uma informação mais tarde.

    • Coloque a data em cada entrada.
    • Numere as páginas.
    • Coloque título nas entradas, se quiser.
    • Escreva informações de segundo plano, como quem atendeu à reunião.
  5. Imagem intitulada Keep a Notebook Step 5
    5

    Mantenha tudo legível. Escreva pelo menos bem o suficiente para você poder ler suas anotações. Você deve ser capaz de entender sua própria caligrafia. Se estiver mantendo um caderno para propósitos oficiais, então faça questão de que sua letra seja legível o suficiente para outras pessoas também.
  6. Imagem intitulada Keep a Notebook Step 6
    6

    Escreva com frequência.

    • Escreva de maneira consistente. Escreva no mesmo horário todos os dias, se possível. Se você gostar de acordar cedo, a manhã pode ser um horário produtivo para escrever, porque seu cérebro está renovado e flexível, e a atividade pode ajudar a dar forma ao dia. “Corujas” podem achar que a noite é um horário melhor para fazerem suas anotações; pode ser útil reservar alguns minutos antes de voltar do trabalho ou da escola para anotar os acontecimentos importantes do dia e planejar atividades para o dia seguinte. De qualquer forma, escrever no mesmo horário todos os dias pode ajudar você a fazer o caderno se tornar um hábito – resultando em você escrevendo nele com frequência.
    • Anote os pequenos momentos entre tarefas, enquanto espera na fila ou espera a próxima coisa acontecer, por exemplo.
    • Escreva sempre que der na telha. Ideias vêm e vão, e a não ser que você as anote, pode esquecê-las. Lembre-se da mentalidade do historiador: “Se não estiver escrito, não aconteceu”.
    • Pode ajudar você apenas escrever coisas sem muito sentido no papel – escrever seja o que for que esteja passando pela sua cabeça até pensar em algo “útil” para escrever. Suas “baboseiras” podem acabar sendo algo importante!

Dicas

  • Mantenha diferentes cadernos para diferentes propósitos. Cadernos são baratos, então é fácil manter um em uma pasta para as anotações das aulas e um num bolso para pensamentos pessoais, anotações relacionadas a projetos ou simplesmente para escrever ideias.
  • Mantenha seu caderno com você, sempre que possível, para que você possa escrever ou desenhar sempre que a inspiração bater. Escreva sempre que sentir vontade, porque esses são os melhores momentos para escrever.
  • Sempre coloque data em uma nova entrada, e se a contracapa estiver em branco, anote seu número de telefone e outros contatos de emergência, para caso alguém encontre seu caderno a pessoa possa devolvê-lo a você. Além disso, lembre-se de não escrever muitas informações pessoais, porque alguém pode encontrar o caderno, ficar curioso e abri-lo. Mantenha seu livro com você o tempo todo, para que sempre que você ver ou ouvir algo ou se inspirar você possa anotar ou fazer um esboço rápido. Você também pode pegar um caderno com uma capa branca para poder decorá-lo como quiser.
  • Faça ser fácil encontrar as coisas rapidamente com uma fita, um marcador ou um clipe. Para coisas como um calendário ou tabela, você pode rasgar o canto superior de cada página que usou.
  • Escreva seu nome e número de telefone no caderno, caso você o perca. Não escreva seu endereço, pois ele pode servir como as chaves de sua casa.
  • Se você estiver sem seu caderno quando a inspiração bater, pode escrever em uma folha de papel em branco e então grampeá-la ou passá-la a limpo depois. Porém, se isso acontecer com muita frequência, é um sinal de que você precisa tomar medidas para garantir que seu caderno fique sempre com você.
  • Lembre-se, o seu caderno pode conter muitas coisas incríveis.
  • Se você não souber o que escrever no caderno, peça conselhos para alguém que tem um.

By WIKIHOW – https://pt.wikihow.com/Manter-um-Caderno